Quer saber como escolher o melhor coworking para você?

Luciana Dleizer, sócia-proprietária da Office&Co

Os espaços de coworking tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos. É um ambiente de trabalho inovador e com muitas vantagens.

É uma ótima opção para empreendedores, empresários, profissionais autônomos e grandes empresas. Ao optar por um coworking você consegue economizar, criar uma rede de contatos e alimentar sua criatividade e de sua equipe.

Para corroborar as vantagens, uma pesquisa realizada pela consultoria Knight Frank apontou que 74% das pessoas se sentem mais produtivas ao trabalharem em um espaço de coworking.

Então, como escolher o coworking certo que beneficie sua criatividade, produtividade e objetivos profissionais?

Para responder essas perguntas, criei um guia com alguns itens que você deve considerar ao escolher um coworking.

#1. Serviços de escritório

A maioria dos espaços de coworking possui equipamento de escritório padrão, mas não se esqueça de perguntar sobre os extras que podem ser úteis, como quadros brancos, flip chart, datashow, dentre outros itens.

Veja se a sala de reunião está inclusa no custo e mensure o valor dos custos de impressão.

Pergunte também se há cozinha, acesso a espaços privados, cabines telefônicas e outras instalações necessárias.

#2. Atmosfera

Existem muitos espaços de coworking para você escolher, assim certamente você encontrará um que se adeque às suas necessidades.

Concentre-se em encontrar um local que incentive o trabalho produtivo, estimule a criatividade e tenha potencial para criar redes de contato significativas.

#3. Ambiente de escritório

Você sabia que iluminação, temperatura, umidade e ruído são fatores muito importantes que afetam a sua produtividade?

Alguns espaços são muito quentes, ou frios para trabalhar de forma confortável; outros apresentam ruídos excessivos.

Ao visitar um local, tenha essas informações em mente e opte por um que tenha iluminação confortável e poucos ruídos.

Coworking

#4. Privacidade

O ambiente de um coworking é uma grande oportunidade para o networking útil e a colaboração proveitosa.

Ainda assim, é importante poder ter um pouco de privacidade para quando você estiver no meio de um dia corrido, ou que precise de um pouco mais de foco para terminar suas tarefas.

#5. Internet de alta velocidade

Não importa se você usa a internet apenas para checar e-mails e mídias sociais, ou se envia arquivos pesados para a nuvem, é fundamental trabalhar em um lugar com uma excelente internet.

Hoje, vários espaços de coworking estão equipados com boa internet. Mas, é sempre bom saber sobre redundâncias e links adicionais para evitar que você não tenha problemas futuros.

#6. Acesso

Independentemente de você ter um horário de trabalho preestabelecido ou trabalhar quando bem entende, um espaço de coworking deve estar acessível para recebê-lo.

Algumas pessoas são mais produtivas pela manhã, outras gostam de focar no trabalho ao final do dia.

Por isso, é importante descobrir o horário de funcionamento do escritório para planejar seu tempo de trabalho com eficiência.

#7. Segurança

A menos que carregar seu laptop para todos os lados não seja um problema, todos queremos um espaço em que nos sintamos seguros, deixando nossos equipamentos enquanto não estivermos.

Certifique-se de saber quais são as medidas de segurança do espaço de coworking que você escolher.

 

Coworking

#8. Localização

Isso pode parecer óbvio, pois você provavelmente escolherá um espaço nas proximidades da sua casa.

No entanto, é importante avaliar a localização em termos de transporte e vizinhança. É bacana ter um escritório bem localizado, perto de pontos de ônibus, táxi, restaurantes e outras facilidades não apenas para você, mas para seus colaboradores, fornecedores, equipe.

 

Eu sei o quanto pode parecer difícil encontrar o espaço de coworking certo para estabelecer a sua empresa.

Por isso, hoje eu trouxe para você alguns fatores que, de acordo com a minha experiência, são os principais aspectos a se levar em conta..

Existem dezenas de outros fatores que poderão fazer diferença na hora de você escolher o coworking certo para trabalhar. Mas, esses são os indispensáveis.

Por outro lado, se você ainda ficou com alguma dúvida sobre coworking, mesmo depois desse artigo, compartilhe comigo no campo de comentários. Ficarei feliz em responder.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Luciana Dleizer

About Luciana Dleizer