Hoje vou compartilhar com você alguns hábitos que adquiri como empreendedora!

Por Luciana Dleizer, sócia-proprietária da Office&Co.

Eu inaugurei a Office&Co. há 8 anos. Sou formada em fonoaudiologia, já trabalhei com produção de moda e em um buffet gastronômico. Considero que iniciei minha jornada empreendedora com a Office&Co.

Desde o primeiro dia, desenvolvo habilidades para fazer meu negócio crescer. Já errei muito, tive inúmeros desafios, mudei de rota, fui em busca de aprimoramento. Ainda estou longe de alcançar todos os meus objetivos. Mas essa é a graça da vida, não acha?

Sigo construindo minha empresa passo a passo. Aprendo com as dificuldades e comemoro as conquistas. Decidi me manter aberta à aprendizados, ter uma escuta atenta e focar nas boas relações. Quando olho eu retrospecto, vejo o quanto evoluí.

A seguir, divido com você alguns dos meus hábitos para fazer o meu negócio crescer. Espero que gostem:

#1. Planeje seu dia

Toda noite, reserve 15 minutos para planejar o seu próximo dia. Escreva uma lista de tarefas.

Ao olhar para lista, você vai ter muito mais clareza por onde deve começar.

#2. Acorde cedo

Se possível, pratique um exercício antes do trabalho. Alimente-se bem e beba muita água. Seu dia vai ter outro andamento se criar bons hábitos antes de começar a trabalhar.

 

Empreendedor Melhor

#3. Tenha fones de ouvido consigo

Eu estou sempre à disposição na Office&Co. Aliás, o nosso diferencial é justamente esse: ter a sócia do coworking na linha de frente. Eu falo com todo mundo, resolvo os problemas, me coloco disponível.

Relacionamento é comigo mesmo. Adoro um bom papo porque tenho interesse genuíno pelo outro.

Mas tem vezes que preciso de concentração. Por exemplo, quando estou finalizando um contrato ou escrevendo algum email importante. Sabe o que faço? Lanço mão do fone de ouvido. Ele é um sinal claro de que não quero ser interrompida. Você mantém o seu por perto também?

#4. Agrupe tarefas

Em vez de pular de uma tarefa para outra, agrupe as semelhantes.

Por exemplo, programe todas os telefonemas ou calls para dias e horários específicos, realize tarefas administrativas em conjunto, e assim por diante.

Você economizará tempo e energia mental para realizá-las com mais eficiência.

#5. Tenha um mentor

Encontre um mentor, um líder, colega ou qualquer outro profissional respeitado que você tenha fácil acesso.

Quando estamos envolvidos com nosso negócio, muitas vezes perdemos o distanciamento necessário para fazer alguma avaliação.

Alguém de fora pode ter o olhar ideal que você precisa para dar um feedback, tirar uma dúvida ou mesmo fazer uma critica. Esteja aberto a tudo.

Empreendedor Melhor

#6. Respeite seu ritmo natural

Todos nós temos períodos de altos e baixos em nossas rotinas.

Muitas pessoas sentem-se mais esmorecidas após o almoço. Se for o seu caso, reconheça essa característica orgânica, e não lute contra. Para por alguns minutos e relaxe.

Há quem renda melhor bem cedinho, outros sentem a produtividade mais intensa no final da tarde. E está tudo certo. O importante é seguir o seu padrão, distribuir as tarefas levando essas características em consideração.

***

Agora que já compartilhei com você alguns dos meus hábitos, me conta algum que te ajuda no seu dia a dia empreendedor?

Luciana Dleizer

About Luciana Dleizer